USJ
Centro Universitário
Municipal de São José
Estado de Santa Catarina
Prefeitura Municipal de São José
PLANO DE ENSINO
Centro Universitário
Municipal de São José
Estado de Santa Catarina
Prefeitura Municipal de São José
PLANO DE ENSINO
I. IDENTIFICAÇÃO
Curso: CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: Bacharelado e Licenciatura Plena
em Ensino Religioso.
Disciplina: EPISTEMOLOGIA DO FENÔMENOCódigo:
RELIGIOSO
Carga horária: 72h Período letivo: Fase: 4a
2010/1
Professor: DIÓGENES BRAGA RAMOS
II. EMENTA
Raiz do Fenômeno Religioso nas Tradições e Movimentos Religiosos de
matriz africana, indígena, oriental e semita. Religiosidade e Fenômeno
Religioso. Fenômeno Religioso e finitude. Conhecimento Religioso.
III. OBJETIVOS
GERAIS:
Compreender os principais conceitos e as metodologias sobre a
·
experiência religiosa e sua expressão simbólica.
ESPECÍFICOS:
Definir fenomenologia;
·
Identificar as experiências fenomenológicas nas religiões
·
africanas, indígenas, orientais e semitas;
Compreender os conhecimentos religiosos a partir da hierologia;
·
IV. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I
A fenomenologia da religião entre as ciências da religião:
- A filosofia da religião;
-A teologia das religiões;
- O estruturalismo;
-A fenomenologia da religião.
UNIDADE II
Aplicações Concretas:
-Natureza da linguagem religiosa;
-Aspectos de uma análise religiosa da cultura;
-Significado histórico da filosofia existencial .
UNIDADE III
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (atividade a ser organizada
durante o semestre de forma interdisciplinar).
V. METODOLOGIA DE ENSINO
a) Aulas expositivas centradas na discussão de textos indicados e
disponibilizados previamente;
b) Leitura crítica e interpretação de textos;
c) Atividades em grupos;
d) Prática como Componente Curricular enfatizando Ensino, Pesquisa e
Extensão.
VI. AVALIAÇÃO
à Uma prova e um trabalho escrito em forma de artigo. O conteúdo das
provas será definido pelo desenvolvimento do conteúdo em sala de aula. Os
prazos e os conteúdos serão previstos no cronograma;
à Serão considerados para compor a terceira nota a participação em classe,
com discussão dos temas apresentados em aula e leitura de textos
selecionados.
VII. BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
CROATO, José Severino. As linguagens da experiência religiosa: introdução à
fenomenologia da religião. Trad. Carlos Maria Vásquez Guitiérrez. São Paulo:
Paulinas, 2001.
TILLICH, Paul. Teologia da Cultura.Tradução, Jaci Maraschin. São Paulo:
Fonte Editorial, 2009.
COMPLEMENTAR:
MERLAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução, Carlos
Alberto Ribeiro de Moura. 3a Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CASTRO DE PINTO, Silva Dagmar (organizadora). Fenomenologia e análise
do existir. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo: Sobraphe, 2000.
MAGALHÃES, Antonio e PORTELLA, Rodrigo. Expressões do Sagrado:
reflexões sobre o fenômeno religioso. Aparecida: Editora Santuário, 2008.
VIII. AUTENTICAÇÃO
Em ____/____/_____ Em ____/____/_____
Curso: CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: Bacharelado e Licenciatura Plena
em Ensino Religioso.
Disciplina: EPISTEMOLOGIA DO FENÔMENOCódigo:
RELIGIOSO
Carga horária: 72h Período letivo: Fase: 4a
2010/1
Professor: DIÓGENES BRAGA RAMOS
II. EMENTA
Raiz do Fenômeno Religioso nas Tradições e Movimentos Religiosos de
matriz africana, indígena, oriental e semita. Religiosidade e Fenômeno
Religioso. Fenômeno Religioso e finitude. Conhecimento Religioso.
III. OBJETIVOS
GERAIS:
Compreender os principais conceitos e as metodologias sobre a
·
experiência religiosa e sua expressão simbólica.
ESPECÍFICOS:
Definir fenomenologia;
·
Identificar as experiências fenomenológicas nas religiões
·
africanas, indígenas, orientais e semitas;
Compreender os conhecimentos religiosos a partir da hierologia;
·
IV. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I
A fenomenologia da religião entre as ciências da religião:
- A filosofia da religião;
-A teologia das religiões;
- O estruturalismo;
-A fenomenologia da religião.
UNIDADE II
Aplicações Concretas:
-Natureza da linguagem religiosa;
-Aspectos de uma análise religiosa da cultura;
-Significado histórico da filosofia existencial .
UNIDADE III
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (atividade a ser organizada
durante o semestre de forma interdisciplinar).
V. METODOLOGIA DE ENSINO
a) Aulas expositivas centradas na discussão de textos indicados e
disponibilizados previamente;
b) Leitura crítica e interpretação de textos;
c) Atividades em grupos;
d) Prática como Componente Curricular enfatizando Ensino, Pesquisa e
Extensão.
VI. AVALIAÇÃO
à Uma prova e um trabalho escrito em forma de artigo. O conteúdo das
provas será definido pelo desenvolvimento do conteúdo em sala de aula. Os
prazos e os conteúdos serão previstos no cronograma;
à Serão considerados para compor a terceira nota a participação em classe,
com discussão dos temas apresentados em aula e leitura de textos
selecionados.
VII. BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
CROATO, José Severino. As linguagens da experiência religiosa: introdução à
fenomenologia da religião. Trad. Carlos Maria Vásquez Guitiérrez. São Paulo:
Paulinas, 2001.
TILLICH, Paul. Teologia da Cultura.Tradução, Jaci Maraschin. São Paulo:
Fonte Editorial, 2009.
COMPLEMENTAR:
MERLAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução, Carlos
Alberto Ribeiro de Moura. 3a Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CASTRO DE PINTO, Silva Dagmar (organizadora). Fenomenologia e análise
do existir. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo: Sobraphe, 2000.
MAGALHÃES, Antonio e PORTELLA, Rodrigo. Expressões do Sagrado:
reflexões sobre o fenômeno religioso. Aparecida: Editora Santuário, 2008.
VIII. AUTENTICAÇÃO
Em ____/____/_____ Em ____/____/_____